09/10/2017 Por:

Por que celebrar o Dia Mundial dos Correios?

Para a Seguradora Líder-DPVAT, os Correios são um parceiro estratégico. Por meio de suas agências, os beneficiários do Seguro DPVAT podem dar entrada no pedido de indenização em qualquer município do país. Essa capilaridade e diversidade de serviços oferecidos – postais, logísticos, financeiros e de telecomunicações – tornam os Correios tão especiais e fundamentais para os brasileiros. No caso do Seguro DPVAT, desde 2012, toda a infraestrutura desses parceiros nos ajuda a manter a universalidade do seguro e o acesso facilitado da população aos seus direitos: são mais de 8 mil pontos de atendimento espalhados por todo o país!

Hoje, 9 de outubro, é o Dia Mundial dos Correios. Convidamos você para conhecer como essa instituição ajuda a contar a história do nosso Brasil. Acompanhe a seguir! 😉

Os serviços de telégrafos fazem parte da história do Brasil desde 1500, quando a carta de Pero Vaz de Caminha, que anunciou ao rei de Portugal a descoberta de uma nova terra, foi transportada na nau de Gaspar de Lemos. Pouco se fala, mas esta embarcação também levava outra correspondência muito importante feita pelo Mestre João Fara: o primeiro documento científico sobre nosso país, além de amostras recolhidas aqui. Essa pode ser considerada, de certa forma, a primeira ligação postal entre Brasil e Portugal.

Outra parte importantíssima da história que os Correios ajudaram a contar aconteceu depois que a corte portuguesa chegou ao Brasil. Sob a gestão de D. Pedro II, foram criados os Correios do Brasil e as reformas postais instituíram o pagamento prévio de franquia unificada, o lançamento dos primeiros selos postais, a criação do quadro de carteiros, as caixas de coleta e postais e a distribuição domiciliária de correspondência na Corte e nas províncias. Além disso, foi estabelecido o serviço telegráfico e o Brasil aderiu, por tratados, aos organismos internacionais de telecomunicações recém-criados.

Mas foi em 1822 que Paulo Bregaro, considerado o patrono dos carteiros no Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro, às margens do Riacho do Ipiranga, correspondências informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-las, D. Pedro I reagiu às imposições da Corte e declarou a Independência do Brasil, associando assim a atividade de correio a este importante momento histórico do país.

Você sabe de outra participação importante dos Correios na nossa história? Compartilha com a gente aqui nos comentários. 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *