13/07/2017 Por:

Como as bikes podem ajudar a melhorar o trânsito?

Você sabia que existe um automóvel para cada quatro habitantes no Brasil? No total, são mais de 45 milhões de veículos desse tipo no país, segundo pesquisa mais recente do Departamento Nacional de trânsito (Denatran). Com tantos carros nas ruas, o congestionamento nas grandes cidades tem se tornado cada vez mais comum. Em meio a buzinas e a carros parados, a bicicleta é uma ótima opção para quem quer se deslocar com mais facilidade no trânsito – além de contribuir com a saúde e com o meio ambiente. 😉  Para incentivar quem tem vontade de sair por aí de bike e colaborar com um trânsito melhor, algumas iniciativas bem bacanas foram criadas. Confere só!

Conabici

No mês de junho aconteceu o 1º Congresso Nacional de Bicicleta na Cidade (Conabici). O encontro, totalmente online, reuniu os maiores nomes do ciclismo e especialistas em mobilidade urbana, saúde e economia para falar sobre como pedalar nas cidades com mais conforto e segurança. Eles também deram dicas para quem quer fugir do trânsito, economizar tempo e dinheiro e sair do sedentarismo usando a bike.  Ficou interessado?

Bike Rio

Outro projeto bem legal é o Bike Rio, um sistema que permite o uso de bicicletas em estações distribuídas pela cidade do Rio. Com ele, os motoristas não precisam mais pegar no volante para pequenos percursos, economizando dinheiro e evitando congestionamentos. Em funcionamento desde 2011, o Bike Rio passará por melhorias, entre elas a implantação de painéis solares nas estações, garantindo o uso de energia sustentável. Legal, né?

Cyclobus

Por último, compartilhamos uma iniciativa de dois jovens empreendedores de Rouen, na França, que usaram o conceito da bicicleta para ganhar tempo, estimular a prática de atividades físicas e colaborar com o meio ambiente. Eles criaram o Cyclobus, um quadriciclo com 10 lugares que faz o transporte de crianças para a escola na companhia de um adulto. Movido a pedaladas e a assistência elétrica (recurso usado nas bicicletas elétricas), o “ônibus” desenvolve o trabalho em equipe entre os pequenos passageiros e, consequentemente, mostra à nova geração os benefícios do uso das bikes.

Já conhecia essas ideias? Deu vontade de sair por aí dando umas pedaladas? Para estimular mais pessoas a aderirem às bicicletas, conta pra gente aqui, nos comentários, como foi a sua experiência com a bike. Até a próxima! 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *