02/03/2017 Por:

Ônibus que anda sem motorista é testado na França e na Alemanha

Modelo francês já circula nas ruas de Paris. Crédito da foto: Eric Feferberg (AFP)

Já imaginou pegar um ônibus que anda sozinho, sem motorista? Em breve, essa novidade que promete revolucionar o trânsito, levando mais segurança para as ruas, estará disponível na França e na Alemanha. Os dois países estão desenvolvendo projetos de micro-ônibus que circulam sem a necessidade de um condutor e ainda são confortáveis e seguros. Muito legal, né?

Na Alemanha, o modelo foi criado por pesquisadores de Berlim e está em fase inicial de testes. Ele só circula pela região que fica próxima ao centro de pesquisa, onde não andam carros. A velocidade do ônibus foi limitada a 8 km/h. Parece pouco, mas é por uma boa causa. Os dispositivos de segurança, que farão o micro-ônibus frear quando estiver perto de um pedestre, por exemplo, ainda não foram finalizados. A previsão é que o veículo esteja pronto ano que vem e já leve passageiros em locais onde o trânsito possa ser controlado, como aeroportos e universidades.

Já o projeto francês está sendo testado com passageiros e circula em uma pista própria entre as estações de trem de Lyon e Austerlitz, com velocidade máxima de 25 km/h.

Essa união entre ciência e engenharia pode trazer vários benefícios para o meio ambiente e para o trânsito. Pelo fato de ser elétrico, o micro-ônibus não emite gases poluentes, como os ônibus tradicionais, abastecidos com diesel. Para os pedestres e passageiros, temos um aumento da segurança e a diminuição de acidentes.

Vamos ficar de olho e, se descobrirmos mais algum projeto legal e inovador que se proponha a tornar o trânsito mais seguro, contamos por aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *