20/02/2017 Por:

Dirija com segurança em dias de chuva

Você acorda, põe as malas no carro, pega a estrada e olha para o céu: ele está lindo, azul e sem nuvens. Mas aí, no meio da viagem, o tempo fecha e cai uma baita chuva. O que fazer para não se envolver em um acidente?

De imediato, você deve diminuir a velocidade. Com a pista molhada, é maior o risco de aquaplanagem, que acontece quando os pneus perdem contato com o solo e deslizam sobre a água. Também fica mais difícil ver o veículo da frente se a chuva for muito forte, então o ideal é aumentar a distância entre vocês, para que seja possível reagir caso o motorista da frente freie de repente. Ah, não se esqueça de acender os faróis, dianteiros e traseiros, para que você seja visto!

Atender o celular? Nem pensar! Se falar ao celular e enviar mensagens são situações que já atrapalham em condições normais de trânsito, imagina na chuva, quando é preciso redobrar a atenção? Por último, se tiver enchente no caminho, nada de atravessar por ela e, se o seu carro apresentar algum problema, pare no acostamento, nunca na pista!

Tem mais alguma dica para dias chuvosos? Conta pra gente nos comentários!

Comentários

0Comentar
  1. Dicas do como agir em caso de o carro começar a aquaplanar:

    – Fique calmo! Não freie bruscamente nem acelere muito;
    – Fique com o pé levemente no acelerador;
    – Segure o volante firmemente, mantendo o veículo apontado para a frente;
    – Não abuse da velocidade;
    – Fique atento e espere o veículo voltar a ter contato com o solo. Tenha em mente que a aquaplanagem dura apenas uma fração de segundos até que seu carro recupere a tração!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *