10/12/2012 Por:

Conheça o Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida

Em maio de 2011, o governo brasileiro lançou o “Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida”, coordenado pelo Ministério das Cidades, por meio do DENATRAN, com o objetivo de promover campanhas de conscientização, ações de mobilização e educativas que visam diminuir o número de mortes e outros danos causados por acidentes de trânsito. O lançamento do Pacto ocorreu simultaneamente ao lançamento da Década de Ações para Segurança no Trânsito 2011/2020, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta a redução de pelo menos 50% do índice de mortalidade nas ruas e estradas dos 178 países signatários durante este período.

No dia 21 de setembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff  abraçou o assunto e lançou uma campanha permanente de conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir o número de mortes nas estradas e ruas do país, devido a relevância do assunto. A campanha reúne depoimentos do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e da atriz Cissa Guimarães, que perdeu um filho vítima do trânsito. Eles tratam de assuntos como imprudência e as consequências do desrespeito às regras nas vias brasileiras.

Além disso, Pacto também lançou aplicativos para smartphones que podem contribuir para diminuir a distração pelo uso de celular ao volante e a direção após o consumo de bebidas alcoólicas. O “Mãos no Volante” é uma ferramenta que, enquanto você estiver dirigindo, avisará às pessoas que ligarem ou mandarem mensagem de texto para o seu telefone celular. A ligação é cancelada e, em seguida, a pessoa recebe uma resposta automática com o texto “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. Já o aplicativo “Onde tem táxi aqui?” foi desenvolvido para incentivar o uso do táxi por pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas. A partir da base de dados do Google, o software busca pontos ou empresas de táxis mais próximos ao local em que o usuário se localiza e fornece o telefone para contato.

Essas e outras informações podem ser encontradas no site do “Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida”: http://www.paradapelavida.com.br/ . Acesse, conheça e faça parte dessa iniciativa que é um compromisso em nome da vida. Muitas empresas, ONGs, educadores, profissionais de trânsito e de comunicação, associações e personalidades estão engajados no Pacto e trabalham para a conscientização e a transformação do trânsito em um espaço seguro para todos.

Comentários

3Comentar
  1. Eu me escrevi e esqueci de anotar minha senha para atualização de instrutores de transito

    • Olá Paulo, a respeito dessa inscrição, você terá que verificar com o Detran do seu estado.

  2. Ao fazer uma concientização de âmbito nacional e de uma nação mundial, devemos primeiro nos colocarmos na cultura do trânsito. Não adianta nós termos cursos em separado. Um povo se deve respeitar e ter a cultura de “humanos”, uma vez que o convívio muitas das vezes, traz um mal relacionamento entre as pessoas. Quanto ao discutir uma melhora na vida do transito pelo mundo, deveráo ser feito estudos antecipados e com uma preparação de cada cidade de paises em separado. Como no caso do Brasil, deverá ser feito um trabalho de concientização e camaradagem entres os condutores de todos veiculos. Panfletagens, reuniões, declarações em redes televísivas e radiofônicas, reclames e até os estudiosos do trânsito em acompanhamentos diários. Uns a longos, outros a médios e outros a curtos prazos. Estudar, ao invês de punições, qualificar cada situação para podermos ganhar experiências e cobrar de infratores que tenham a ciência de poderem contribuir no crescimento da sociedade no transito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *